segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RPM - 27/11/2011

Confesso que minha expectativa para esse show era grande. Tanto pela apresentação em si, quanto pela possibilidade de ir pela primeira vez cobrir um show no Aramaçan, onde assisti grandes bandas nacionais e internacionais durante toda minha adolescência.

Pena que o público, dessa vez, não representou o Grande ABC como fazia naqueles áureos anos de shows da 97 FM e DC Rockstrote. Confira abaixo minha resenha do show, feita originalmente para o site Focka Coberturas:

Na noite do último domingo, 26, o público do Grande ABC pode conferir uma das apresentações da turnê que marca o retorno aos palcos de um dos maiores nomes do Rock nacional dos anos 80, o RPM. O quarteto tocou no Aramaçan, espaço que teve importante papel na cena musical da região durante as décadas de 80 e 90.

Esta apresentação estava marcada originalmente para o dia 19 de setembro, mas um problema de saúde com o tecladista Luiz Schiavon causou o adiamento. A mudança da data pode ter sido um dos fatores para o número reduzido na platéia. Ver um lugar com capacidade em torno de oito mil pessoas com cerca de 500 fãs é um pouco decepcionante.

Mas a falta de público não abalou a performance de Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e Paulo ‘PA’ Pagni. Às 21h30 – uma hora após o horário marcado – a banda sobe ao palco e dá início ao show com duas músicas novas, “Muito Tudo” e “Dois Olhos Verdes”.

Mas foi a partir da terceira música que os fãs de todas as idades entraram no clima: “Louras Geladas”. Na sequência o quarteto tocou “Rainha”, “Juvenilia”, “Guerra Fria”, “A Cruz e a Espada”, “Exagerado” e “Onde Está o Meu Amor?”, que contou com um trecho de “Ruby Tuesday”, dos Rolling Stones.

Praticamente na metade do show a banda muda o clima e apresenta algumas canções em formato acústico, com os quatro músicos sentados à beira do palco. O ‘set’ acústico começou com “Wish You Were Here”, do Pink Floyd, e contou com “Easy” (Commodores), “Dois” e outras músicas, para ser finalizado novamente com o clássico do Pink Floyd.

Em “London London”, que veio na sequência, Paulo Ricardo se agacha para cumprimentar as fãs que se aglomeravam em frente ao palco, gerando histeria em garotas de 18 à 45 anos. “Flores Astrais”, “Revoluções por Minuto”, “Alvorada Voraz”, “Rádio Pirata” e “Olhar 43” seguem nessa segunda parte do show.

Após a manjada saída de palco, a banda volta para o bis e toca “Vida Real”, a música tema daquele programa de TV de gosto duvidoso. Para encerrar o show o RPM repete “Dois Olhos Verdes” e “Louras Geladas”.

É claro que a banda não causa o mesmo impacto que causou há cerca de 25 anos, mas é inegável o carisma e a energia do quarteto no palco.



Outras fotos em flickr.com/photos/eduguimaraes

Um comentário:

  1. Péssima divulgação do show,poderiamos andar em todo grande ABCD e vc só iria ver foto de divulgação no próprio local do show.......

    ResponderExcluir